quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Bilhetagem eletrônica está disponibilizada nas vans


As vans do Sistema de Transporte Alternativo, em São Vicente, já estão com o serviço de bilhetagem eletrônica em funcionamento. Com isso, os passageiros têm a opção de utilizar o cartão eletrônico ao invés de dinheiro para fazer o pagamento da passagem. O equipamento foi exigido ano passado pelo Ministério Público vicentino e aceito por meio do Termo de Ajustamento e Conduta (TAC), assinado por representantes do Transporte Alternativo e a Prefeitura Municipal.
A frota do transporte público municipal é composta por 367 veículos. Todas essas unidades já estão com o ‘validador’ para a leitura dos cartões. O objetivo é extinguir o uso de vale transporte de papel – muito utilizado por trabalhadores  e estudantes. O investimento para a implantação do sistema foi de R$ 3,5 milhões. A empresa responsável pela instalação dos equipamentos e disponibilização do banco de dados para cadastro dos usuários é a Digicon. Com a instalação dessa nova tecnologia os motoristas, cobradores e funcionários foram treinados para utilização do novo serviço.
A Cooperlotação reúne sete associações responsáveis pelo transporte público na Cidade.  Continuam tendo gratuidade na passagem pessoas 60 anos de idade ou mais, deficientes físicos, portadores de mobilidade reduzida e integrantes do CAMPS (Centro de Aprendizagem Metódica e Profissional de São Vicente) e da JIP (Jockey Instituição Promocional). Cerca de 2 mil usuários que se enquadram nessa categoria já se cadastraram na SETRANS (Secretaria de Transportes, Segurança e Defesa Social).
Somente o cadastro de portador de necessidades especiais deve ser feito no CREA Adulto mediante apresentação de laudo médico com CID (Código Internacional da Doença), encaminhamento médico de uma unidade de saúde especializada (NAPS – saúde mental, REABILITAR – deficiência física e SAE no caso de portadores de doenças infecciosas), além de cópia do RG e CIC, comprovante de residência em nome da pessoa solicitante e uma foto 3 X 4.
Acompanhantes desses pacientes também devem apresentar documentação pessoal (CIC e RG), comprovante de residência no próprio nome e uma foto. O CREAS Adulto fica na rua Treze de Maio, 606 – Parque Bitaru (atrás da Câmara Municipal). Outras informações pelo telefone 13 3465-9000 ou 3469-2211, nos dias úteis, das 9 às 17 horas.
Venda – Os cartões magnéticos de transporte estão sendo vendidos no escritório da Cooperlotação (rua Martim Afonso, 125, 2º andar, sala 21). Os créditos podem ser colocados a partir de R$ 15 e não há valor máximo para ‘carregar’ o cartão. Para a compra basta apresentar documentos pessoais originais (RG e CIC) e comprovante de residência. Em caso de perda, o usuário pode se dirigir ao escritório e adquirir uma segunda via, com todos os créditos restantes já que um cadastro eletrônico fará a armazenagem dos dados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário