sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

JEPOM faz formatura com comemoração especial de 10 anos


A formatura deste ano dos integrantes do JEPOM (Jovens em Exercício do Programa de Orientação Municipal) tem um componente a mais: também serão  comemorados os 10 anos do programa que já atendeu cerca de 8 mil adolescentes, na faixa etária de 18 anos, de ambos os sexos. O objetivo é resgatar o sentido de cidadania nos jovens - através de cursos e treinamentos que passam valores pautados em respeito, ética e cidadania.

Por ano são atendidos aproximadamente 400 jovens, de ambos os sexos,  residentes em São Vicente que têm a oportunidade de estudar - recebendo uma bolsa auxílio - e praticar esportes no Complexo Esportivo Manoel Alves Barreto que oferece, gratuitamente, vagas em diversas modalidades, entre elas, capoeira, boxe, balé (clássico e afro), Tai Chi Chuan, futebol de salão, ginástica localizada e ginástica artística.

Nesse período o participante também pode escolher um curso técnico com duração de um ano, na Escola Técnica Circuito, nos segmentos de Segurança do Trabalho, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas e Técnico e Auxiliar de Enfermagem, além de  participarem de aulas de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) e de Informática.

Com essa formação, a média de colocação desses jovens no mercado de trabalho ao final do curso chega a ser de 40%. Vários deles estão trabalhando em grandes empresas da região, recebendo salários de mercado e consolidando uma ação efetiva de inclusão social. Com isso, pôde ser observada queda no registro de ocorrências de violência com jovens na faixa etária de até 18 anos. Os números divulgados pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) apontam que de 2004 a 2009 a taxa média de homicídios no Brasil  relacionados com essa população se manteve em 19,1 %. Dados divulgados mais recentemente apontam que São Vicente está inserida na média de 9,82 mortos envolvendo jovens, num universo de 100 mil habitantes no período que engloba os últimos três anos. Esses dados fazem parte do relatório da Unicef, “O Direito de Ser Adolescente” que atribui essa diminuição à implantação de projetos sociais para a valorização de adolescentes.
  
Mas o programa não para por aí e tem outros desdobramentos com projetos direcionados para o Paisagismo que faz a manutenção do jardim da orla da praia durante o ano inteiro e o Aquático que recebe treinamento e trabalha junto aos Bombeiros no período de verão para reforçar  a segurança das praias vicentinas. O grupo Aquático este ano já foi treinado junto à corporação e começa a atuar nas próximas semanas, coincidindo com a chegada da nova temporada de verão.

O JEPOM já inspirou dezenas de cidades que implantaram ações semelhantes no território brasileiro. No Estado de São Paulo podem ser citados os municípios de Santos, Ilhabela e Jaguariúna, além dos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em outubro de 2009 o Programa foi único do Brasil escolhido pelo Governo do Chile para representar o País no Seminário Internacional de Prevenção da Violência Juvenil, realizado na cidade de Santiago. 

Desde o início o programa JEPOM, que integra a Secretaria de Transportes, Segurança e Defesa Social (SETRANS), conta com a parceria da administração municipal.



Homenagem – Nesta sexta-feira (9) será realizada a formatura. Na ocasião diversas personalidades serão homenageadas pela colaboração com o programa durante esta década de existência.  A cerimônia será realizada no Centro de Convenções de São Vicente (avenida Capitão Luiz Pimenta, 811, Parque Bitarú), a partir das 19 horas, em evento reservado para os formandos, familiares e autoridades.







Nenhum comentário:

Postar um comentário