terça-feira, 20 de setembro de 2011

Programação de Semana Nacional do trânsito prossegue hoje


Segue nesta terça-feira (20) a Semana Nacional de Trânsito. Este ano, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS) é Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito e tem como slogan Juntos poderemos salvar um milhão de vidas. As comemorações continuam até a próxima sexta-feira, sempre com palestras  para alunos do 8º e 9 anos da rede municipal de ensino, no auditório do SEST/SENAT.


Ontem, na abertura, foi exibida uma peça interativa onde agentes de trânsito apresentaram um telejornal mostrado vídeos bem-humorados que traziam mensagens de reflexão sobre a necessidade de se respeitar o pedestre, não ingerir álcool antes de dirigir, evitar o uso de celular ao estar ao volante, entre outras situações.


Nas ruas do Centro da Cidade os integrantes do JEPOM continuam a dar orientação sobre a travessia segura, em cruzamentos com grande fluxo de trânsito de veículos e pedestres. Com a mão estendida eles orientam os motoristas a prestarem atenção em quem está atravessando a faixa e os transeuntes a aguardar que o sinal esteja fechado para que possam fazer a travessia. Esses jovens orientadores têm idade média de 18 anos e vão trabalhar voluntariamente.


O objetivo é reduzir o número de atropelamentos e melhorar o relacionamento entre motoristas e pedestres. Para isso, cerca de 20 jovens ficarão distribuídos nos pontos de orientação, onde haverá distribuição de panfletos informativos e adesivos para veículos. Também foram colocadas diversas faixas de divulgação com frases educativas em pontos estratégicos do Município para estimular a participação da população.


Inicialmente, a campanha será realizada na área central da Cidade onde estão as faixas de segurança para a travessia de pedestres e semáforos de sinalização para motoristas.


Os jovens serão acompanhados por agentes de trânsito da SETRANS (Secretaria de Transportes, Segurança e Defesa Social) e acompanhados por monitores do JEPOM que darão apoio aos Amigos do Trânsito, que vão estender uma placa simbolizando uma mão para alertar os motoristas e indicar ‘Pare’. Na sequência, os pedestres poderão atravessar nas faixas. Essa ação está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 9 à 17 horas.


A comemoração da Semana Nacional do Trânsito de São Vicente é realizada pela Secretaria de Transportes, Segurança e Defesa Social e conta com o apoio das secretarias de Educação, Saúde e Imprensa e Comunicação Social, Projeto Jepom, 3º Subgrupamento do 6° Grupamento de Bombeiros de São Vicente, 102º Ciretran, Sest/Senat, Ao Fiel Barateiro Supermercados e Farmácia Saint Claire.


O auditório do SEST/SENAT fica na avenida Eduardo Doas Coelho, 801, Cidade Náutica. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário