terça-feira, 27 de setembro de 2011

Atletas do boxe são convocados para seleção paulista


A Federação Paulista de Boxe (FEBOXE), convocou cinco atletas do Programa JEPOM (Jovens em Exercício do Programa de Orientação Municipal) para a seleção paulista. Entre eles estão Danilo Silva (48 kg), Janderson Santana (52 kg), Henrique Rodrigues (54 kg), Rafael Santos (56 kg) e José Renato.
Eles vão participar do 66º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Masculino Elite e do 4° Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Masculino Cadete.
Os atletas se apresentaram no último dia 16,deste mês,  no CDM Joerg Bruder - onde todos obtiveram vitória nas suas lutas e estarão integrando a Seleção Paulista de Boxe para a disputa do Brasileiro que será no mês de outubro, em Vila Velha, no Espirito Santo.




segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fim de semana com jogos e gincanas educativas

Jogos, gincanas e exposição de um veículo 'batido' fizeram parte das atividades educativas, deste final de semana, desenvolvidas pela SETRANS (Secretaria de Transportes, Segurança e Defesa Social) que participou da 6ª edição do evento Transporte e Cidadania, realizado no SEST/SENAT.

Na tenda na SETRANS crianças puderam fazer pinturas e desenhos educativos e os adolescentes e adultos participaram de uma gincana (perguntas e respostas) relacionadas ao trânsito.

O evento também teve serviços gratuitos de carte de cabelo, manicure, limpeza de pele, emissão de carteira de trabalho, posto de atendimento do Banco do Povo, exames de saúde e distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças. 























No sábado o evento da UNIBR em comemoração ao Dia da Responsabilidade Social, na praça Coronel Lopes, no Centro, teve a participação de um grupo do JEPOM (Jovens em Exercício do Programa de Orientação Municipal) recebendo inscrições para a nova turma que se inicia no fim do ano.  


São 400 vagas, para jovens nascidos em 1993, de ambos os sexos. As inscrições podem ser feitas na sede do JEPOM, durante a semana, ou pelo site http://www.oscip-iagm.org.brO endereço é avenida Manoel de Abreu, 584, bairro Cidade Náutica.







   

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Veja os eventos deste fim de semana

JEPOM recebe inscrições em posto avançado montado na praça Coronel Lopes  neste sábado


Dentro da comemoração do Dia da Responsabilidade Social, a SETRANS (Secretaria de Transportes, Segurança e Defesa Social) montará um posto avançado para receber inscrições de jovens com 18 anos que tenham interessa em integrar o JEPOM (Jovens em Exercício do Programa de Orientação Municipal), dentro do evento organizado pela UNIBR  - Faculdade de São Vicente, neste sábado (24), das 9 às 15 horas. 

Anualmente, são cerca de 400 vagas oferecidas para jovens (homens e mulheres) que pretender integrar o JEPOM onde têm a chance de frequentar cursos profissionalizantes reconhecidos pelo MEC.  Para obter outras informações sobre esse Programa acesse www.oscip-iagm.org.br.
São cerca de dez tendas que vão oferecer serviços como corte de cabelo, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre orçamento doméstico, assessoria jurídica, entre outras atividades.

Essa iniciativa comemora o Dia da Responsabilidade Social – celebrado no último dia 20, deste mês.  Por esse trabalho a UNIBR já foi duas vezes premiada com o selo de Instituição Socialmente Responsável.

No local também haverá inscrições para outros programas: Guri (para meninos de 8 a 13 anos em vulnerabilidade social que queiram praticar futebol), Coral da Comunidade e Educantar (para adultos e crianças) e Vovô Digital (ensina idosos a ‘navegar’ pela internet).  O evento conta com a participação de voluntários para sua realização.



SETRANS participa do evento Transporte e Cidadania no próximo domingo com gincana educativa

Esta é a 6ª edição do evento que oferece serviços e transporte gratuito à população 

A SETRANS participa no próximo domingo (25), com um estande de serviços, promovido pelo Sest/Senat (Serviço Social de Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), das 10 às 16 horas, que fica na Praça Adalberto Panzan, 151, Esplanada dos Barreiros.


No estande serão organizados jogos educativos e gincanas com perguntas relacionadas ao trânsito. Também haverá orientação à comunidade com distribuição de folhetos dentro da Campanha 'Amigos do Trânsito' iniciada no último dia 19 - que incentiva a travessia segura na faixa de pedestres. Veículos originários de graves acidentes estarão expostos no local para ilustrar  a necessidade de se reduzir o número de ocorrências.  A Guarda Municipal também estará presente.


Quem for ao evento de Cidadania terá também atendimento gratuito de dentistas, advogados, saúde (medição de pressão arterial, teste de glicemia e hepatite C), orientação de técnicos do INSS, corte de cabelo, manicure e estética, emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Trabalho (para maiores de 14 anos) e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, além das atrações esportivas e culturais. 


Emprego - A Secretaria de Estado de Relações do Trabalho e Emprego terá um estande dando orientação para informar sobre cursos de capacitação e vagas de trabalho disponibilizadas para a Baixada Santista.


Foram disponibilizadas vans com transporte gratuito saindo de diversos bairros, a partir das 9 horas da manhã.*

A organização do evento é do SEST/SENAT, com patrocínio da Viação Piracicabana, com apoio da Prefeitura de São Vicente, SERT, UNIFESP, Cooperlotação, Escola Circuito, Grupo Esperança, Grupo de Apoio à Adoção, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 
 e Polícia Rodoviária. Outras informações pelo telefone 13 3465-1300.

* Confira os locais de saída das vans gratuitas 

1) JÓQUEI CLUBE
Saída: Praça Matteo Bei

2) TANCREDO NEVES
Saída: Rua Marcolino Xavier de Carvalho

3) JAPUÍ
Saída: Rua Papa João XXIII

4) VILA MARGARIDA
Saída: Rua Alcides Alves de Carvalho, N° 49

5) POMPEBA
Saída: Rua Tambaú, N° 1584

6) PARQUE DAS BANDEIRAS
Saída: Gleba II

7) VILA EMA
Saída: Ponto final da Vila Ema

8) NÁUTICA III
Saída: Divisa de Santos com São Vicente

9) HUMAITÁ
Saída: Ponto final do Humaitá


    terça-feira, 20 de setembro de 2011

    AMADEF realiza evento de conscientização com apoio da SETRANS

    Nesta quarta-feira (21) acontece o 4º Encontro do Dia Nacional das Pessoas com Deficiência com o tema "A Sociedade no dia a dia do deficiente", promovido pela AMADEF (Associação de Mães e Amigos dos Deficientes e Familiares) que existe desde 2005. Durante o dia estarão montados estandes da associação e de parceiros, apresentação de grupo de dança com o grupo The Best  e da Banda do Lar das Moças Cegas, de Santos, coleta de óleo de cozinha utilizado, na praça Barão do Rio Branco, no Centro.  


    O objetivo do evento - que também coincide com o Dia Nacional da Paz - pretende divulgar o trabalho da associação que oferece atendimento gratuito de pedagogo, psicólogo, fisioterapeuta e de fonoaudiologia. A entidade também empresta cadeiras de rodas para a comunidade para auxiliar no tratamento de crianças especiais. 

    A AMADEF nasceu a partir da união de mães que enfrentavam dificuldades com os filhos portadores de deficiência. Atualmente quase 60 famílias são atendidas no município. Para manter esse trabalho os integrantes realizam eventos para arrecadar recursos financeiros e manter o trabalho. Também são aceitas doações de cestas básicas para serem doadas às famílias carentes dos pacientes.

    Agentes de trânsito da SETRANS e integrantes do JEPOM também  estarão no local para orientar o trânsito, realizando campanha “Amigos do Trânsito” auxiliando na travessia segura na faixa de segurança. A Guarda Municipal também dará apoio ao evento.

    Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho da AMADEF pode visitar os estandes que estarão montados das 9 às 17 horas, na praça Barão. O evento tem o apoio dos Conselhos e Secretarias Municipais, Escola Circuito, Casa Anderson, NUMA (unidade que atende crianças especiais), Banco Itaú e empresa Biosantos.

    A AMADEF atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na rua Carijós, 1.131, bairro Jóquei Clube. O telefone para outras informações é 13 3461-2368 ou no blog http://amadef.blogspot.com/.  


    Confira fotos do evento agora pela manhã













    Alunos da rede municipal assistem peça interativa sobre cuidados no trânsito

    Até a próxima sexta-feira (23), agentes de trânsito apresentam uma peça teatral interativa para alunos de 8 e 9 anos da rede municipal de ensino. 

    A peça exibe um telejornal que mostra matérias bem-humoradas sobre o que não se deve fazer ao dirigir como usar celular ao estar ao volante, dirigir em alta velocidade, consumir bebidas alcoólicas, má conservação dos veículos, entre outras situações.  

      


     

       






    Os educadores que apresentam o jornal entrevistam os jovens da platéia, com o objetivo de chamar a atenção sobre o aumento do número de atropelamentos  registrados em todo o mundo.


    A Campanha Mundial da ONU (Organização das Nações Unidas) visa diminuir pela metade o número de acidentes registrados atualmente - na próxima     década. Veja a seguir os 10 fatos elencados pela ONU sobre segurança viária. 


    * Mais de 1 milhão e 300 mil de pessoas morrem, por ano, em acidentes de trânsito em todo o mundo


    * Cerca de 50 milhões de pessoas se ferem ou ficam com seqüelas permanentes de acidentes de trânsito em todo o mundo

    *  Metade das vítimas são os usuários mais vulneráveis das vias: pedestres, ciclistas e motociclistas


    * Acidentes de trânsito custam até 4% do Produto Interno Bruto de muitos países
    * Quando corretamente utilizados, cintos de segurança podem reduzir o risco de morte em um acidente em 61%


    * O uso obrigatório de assentos especiais para crianças nos veículos podem reduzir a morte de crianças em 35 %


    *  Capacetes diminuem até 45% os ferimentos fatais ou severos na cabeça


    *Reforçar leis sobre bebida e direção, em todo mundo, poderia reduzir em 20% os acidentes relacionados ao álcool


    * Para 1 km/h reduzido na velocidade média, há uma queda de 2% no número de acidentes


    * Medidas simples e baratas de engenharia nas vias, como faixas de segurança, podem salvar milhares de vida



    Programação de Semana Nacional do trânsito prossegue hoje


    Segue nesta terça-feira (20) a Semana Nacional de Trânsito. Este ano, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS) é Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito e tem como slogan Juntos poderemos salvar um milhão de vidas. As comemorações continuam até a próxima sexta-feira, sempre com palestras  para alunos do 8º e 9 anos da rede municipal de ensino, no auditório do SEST/SENAT.


    Ontem, na abertura, foi exibida uma peça interativa onde agentes de trânsito apresentaram um telejornal mostrado vídeos bem-humorados que traziam mensagens de reflexão sobre a necessidade de se respeitar o pedestre, não ingerir álcool antes de dirigir, evitar o uso de celular ao estar ao volante, entre outras situações.


    Nas ruas do Centro da Cidade os integrantes do JEPOM continuam a dar orientação sobre a travessia segura, em cruzamentos com grande fluxo de trânsito de veículos e pedestres. Com a mão estendida eles orientam os motoristas a prestarem atenção em quem está atravessando a faixa e os transeuntes a aguardar que o sinal esteja fechado para que possam fazer a travessia. Esses jovens orientadores têm idade média de 18 anos e vão trabalhar voluntariamente.


    O objetivo é reduzir o número de atropelamentos e melhorar o relacionamento entre motoristas e pedestres. Para isso, cerca de 20 jovens ficarão distribuídos nos pontos de orientação, onde haverá distribuição de panfletos informativos e adesivos para veículos. Também foram colocadas diversas faixas de divulgação com frases educativas em pontos estratégicos do Município para estimular a participação da população.


    Inicialmente, a campanha será realizada na área central da Cidade onde estão as faixas de segurança para a travessia de pedestres e semáforos de sinalização para motoristas.


    Os jovens serão acompanhados por agentes de trânsito da SETRANS (Secretaria de Transportes, Segurança e Defesa Social) e acompanhados por monitores do JEPOM que darão apoio aos Amigos do Trânsito, que vão estender uma placa simbolizando uma mão para alertar os motoristas e indicar ‘Pare’. Na sequência, os pedestres poderão atravessar nas faixas. Essa ação está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 9 à 17 horas.


    A comemoração da Semana Nacional do Trânsito de São Vicente é realizada pela Secretaria de Transportes, Segurança e Defesa Social e conta com o apoio das secretarias de Educação, Saúde e Imprensa e Comunicação Social, Projeto Jepom, 3º Subgrupamento do 6° Grupamento de Bombeiros de São Vicente, 102º Ciretran, Sest/Senat, Ao Fiel Barateiro Supermercados e Farmácia Saint Claire.


    O auditório do SEST/SENAT fica na avenida Eduardo Doas Coelho, 801, Cidade Náutica. 




    Confira a matéria da Semana do Trânsito em São Vicente na TV Tribuna

    Confira a matéria da Semana do Trânsito em São VIcente, na TV A Tribuna Jornalhttp://www.tvtribuna.com/videos/?video=10789&idcat=14

    quinta-feira, 15 de setembro de 2011

    Campanha do Trânsito começa na próxima segunda

      A Semana Nacional do Trânsito  tem abertura oficial pela manhã e palestras programadas para a semana inteira, além de contar com jovens do JEPOM que darão orientação à população

    A abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito será na próxima segunda-feira (19), às 9 horas, no auditório do SEST/SENAT com a presença de autoridades municipais e da região metropolitana, permissionários do Transporte Alternativo e alunos da rede municipal. Será apresentada uma peça de teatro que tratará do tema oficial deste ano “Uma década de Ação pela Segurança do Trânsito”, com o slogan “Juntos poderemos salvar um milhão de vidas”.

    Este ano a campanha, em São Vicente, contará os ‘Amigos do Trânsito’ formado por integrantes do programa JEPOM (Jovens em Exercício do Programa de Orientação Municipal) que vão auxiliar na travessia de pedestres -  em pontos específicos da Cidade. Esses jovens têm idade média de 18 anos e vão trabalhar voluntariamente nessa iniciativa.

    O objetivo é reduzir o número de atropelamentos e melhorar o relacionamento entre motoristas e pedestres. Cerca de 20 jovens ficarão distribuídos nos pontos de orientação. Nesses locais haverá distribuição de panfletos informativos  e de adesivos para veículos. Também foram colocadas diversas faixas de divulgação com frases educativas - em pontos estratégicos do município para estimular a participação da população.

    Inicialmente os “Amigos do Trânsito’ vão atuar na área central da Cidade onde estão as faixas de segurança para a  travessia de pedestres e estão instalados semáforos.

    Os jovens serão orientados por agentes de trânsito da SETRANS (Secretaria de Transportes, Segurança e Defesa Social) e acompanhados por monitores do JEPOM que darão apoio aos Amigos do Trânsito, que vão estender uma placa simbolizando uma mão para alertar os motoristas e indicar ‘Pare’. Na sequência os pedestres poderão atravessar nas faixas. Essa ação será realizada de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas.

    Desafio - Essa iniciativa é baseada no desafio lançado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para os governos e visa a redução em 50% do número de acidentes de trânsito nos próximos 10 anos, em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente são registradas mais de um milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, principalmente na faixa etária de 15 a 44 anos – tornando-se uma questão de saúde pública.

    Em todo o País, a cada 7 minutos acontece um atropelamento, o que resulta em mais de 370 mil feridos por ano ((Portal do Trânsito Brasileiro).

    Em São Vicente foram registrados 186 atropelamentos em 2009 e 191 em 2010. Este ano já foram contabilizados 89 atropelamentos no primeiro semestre.

    Confira a programação completa:

    19/9/2001
    9 horas – Abertura oficial no Auditório do SEST/SENAT
    Teatro – Tema nacional da Semana do Trânsito

    De 19 a 22/9/2011
    9 horas – Palestras elaboradas e conduzidas pela equipe de Agentes da Autoridade de Trânsito da Secretaria de Transportes e Manutenção Viária de São Vicente para alunos de 8 e 9º anos da rede municipal de ensino, no auditório do SEST/SENAT.

    O auditório fica na avenida Eduardo Dias Coelho, 801, Cidade Náutica

      


    quinta-feira, 8 de setembro de 2011

    Complexo tem vagas para cursos de esporte

    Estão abertas as inscrições para diversas modalidades esportivas mantidas no Complexo Esportivo e Cultural Manuel Alves Barreto. São cursos de alongamento, balé clássico, boxe, capoeira, judô, caratê, futsal, dança de salão, Tai Chi Chuan, ginástica artística e localizada.

    Para participar não precisa morar em São Vicente.  Basta fazer a inscrição, pessoalmente, no próprio ginásio e apresentar o documento de identidade ou certidão de nascimento, duas fotos (3 X 4) e declaração médica. Para a maioria dos cursos a idade mínima para participar é 5 anos. Para as aulas de balé é preciso ter 7 anos. Para as modalidades de ginástica (localizada e artística) e dança de salão são aceitos participantes com mais de 16 anos.

    O endereço do Complexo é avenida Martins Fontes, 735, no Centro (ao lado da fábrica de vidro). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Outras informações pelo telefone 13 3469-8798.

    terça-feira, 6 de setembro de 2011

    Desfile da Independência

    Hoje (6) pela manhã foi realizado o desfile cívico-militar em comemoração aos 189 anos da Independência do Brasil. Estiveram presentes autoridades civis e militares, entre eles, o prefeito Tercio Garcia e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Marcia Papa Garcia; o vice-prefeito e secretário adjunto de Relações do Emprego e Trabalho do Estado de São Paulo,  Rogerio Barreto; do secretário de Turismo de São Paulo, Márcio França; do secretário de Transportes, Segurança e Defesa Social, Eduardo Tenório; da secretária de Educação, Tânia Simões; da Assessora de Assuntos Especiais da Mulher, Lidia Ileck e demais secretários de governo.


    A abertura do desfile ficou a cargo da Guarda Municipal, sob o comando de Paulo Paixão. Em seguida desfilaram os pelotões com jovens do JEPOM, incluindo os integrantes do programa JEPOM Ambiental que cuidam dos jardins da orla e de praças da Cidade. 


    Em seguida mais de 30 escolas trouxeram sus representantes celebrando essa data. Este ano o tema escolhido pela Secretaria de Educação que organizou o desfile foi "São Vicente em Busca da Sustentabilidade" para ressaltar a importância de cuidar do Meio Ambiente. Associações do município também enviaram seus integrantes para fazer parte do evento. 




     
      

















    segunda-feira, 5 de setembro de 2011

    Alunas de balé participam do Fórum de Cultura Vicentino

    Integrantes do balé do Complexo Esportivo e Cultural Manoel Alves Barreto participaram na última sexta-feira (2) da abertura do Fórum de Cultura Vicentino, acompanhadas da professora Dionee Mello. À tarde elas estiveram na praça Barão na concentração para a Marcha Cultural. No local houve apresentação de diversas atrações, incluindo a Banda Matteo Bei.


    No sábado, elas participaram da mesa de discussão do Fórum. Entre as questões que as alunas levaram para o evento estão a criação de uma Faculdade de Dança, um teatro municipal e a programação do Mercado Municipal com atrações (cursos e oficinas) artísticas.